o que é ux design

O que é UX Design?

Antes mesmo de saber a definição de UX design, este conceito dita como você se comporta como um usuário de um produto, site ou aplicativo móvel. 

Você já saiu de um site porque não conseguiu encontrar as informações que queria? Ou você nunca desinstalou um aplicativo móvel que não fosse agradável de usar?

Pode ser que sim. Embora você não estivesse ciente disso, foi o UX design pobre que instintivamente fez você parar de usar a plataforma web. Então, vamos dar uma olhada no que é UX design e como você pode usá-lo a seu favor em seus projetos digitais.

DICA: Faça sua graduação na Estácio. Conheça agora os cursos aqui.

A definição de experiência do usuário (UX design)

O termo UX é usado cada vez mais na linguagem de marketing, mas permanece obscuro para muitas pessoas. 

Significando experiência do usuário em português, a sigla UX designa a experiência vivida e sentida por um usuário em toda a sua interação com um produto ou interface digital.

Uma boa experiência do usuário, portanto, implica que as necessidades do usuário sejam previstas e atendidas da forma mais eficaz possível. 

O que é UX design?

Um UX design representa todos os meios implementados para projetar uma interface que oferece uma boa experiência do usuário. Seu objetivo principal é, portanto, fornecer a melhor experiência possível ao usuário.

Desde o início de um projeto até o controle de qualidade final, um especialista em UX intervém para garantir que as interfaces sejam agradáveis ​​para os usuários . 

Avalia vários elementos de um design para que o usuário se sinta confiante e encontre as informações que procura ao mesmo tempo em que deseja interagir com a interface. Alguns pontos levados em consideração em um UX design:

Eficiência

A eficiência mede a velocidade com que os usuários podem concluir tarefas ou encontrar respostas para suas perguntas.

A utilidade dos recursos disponíveis

Cada recurso deve fornecer valor e ser útil para os usuários. O especialista em UX faz pesquisas e análises extensivas para entender o que é útil na experiência do usuário.

Credibilidade

A credibilidade está relacionada à capacidade do usuário de confiar em sua marca e em seus produtos. O UX design deve tranquilizar e convencer os usuários da Internet.

Acessibilidade

Acessibilidade se preocupa se todos os usuários são capazes de acessar uma experiência equivalente.

Todos esses fatores têm como objetivo ajudar o visitante a ir mais rápido, conhecer melhor sua marca e impressioná-lo ao longo de sua experiência.

o que é ux design

Por que usar UX?

Muito simplesmente, porque um site ou aplicativo que não seja percebido como útil ou agradável não será utilizado pelo usuário e não atingirá seus objetivos. De que adianta produzir algo que não será usado e não contribuirá para a lucratividade do seu ativo da web?

O design da experiência do usuário não é uma moda passageira ou uma opção que pode ser adicionada ou subtraída de um projeto. 

O trabalho de um UX designer é um dos pilares da qualidade de um produto final e de sua eficácia. O UX é a ponte entre o pensamento estratégico e como um site será programado.

O usuário deve estar no centro das decisões para a execução de um projeto. Sem mencionar que, ao otimizar a experiência do usuário, você otimiza o tráfego orgânico e a conversão ao mesmo tempo.

Sim, o UX design é complementar às táticas de SEO. Como o Google tem o compromisso de fornecer a seus usuários a melhor experiência possível, ele leva em consideração o comportamento do usuário em seu site em seus algoritmos. 

Isso significa que um site com design otimizado para a experiência do usuário gerará visitas mais longas e, portanto, aumentará sua posição orgânica.

UX vs IU?

É verdade que pode ser fácil confundir os dois. Para esclarecer tudo, aqui está nossa definição de IU: o significado do termo IU na interface do usuário em inglês se refere à interface do usuário. A função do designer de IU é projetar uma interface agradável com a qual o usuário entra em contato.

Designer UX

Falamos mais comumente de UX designado para tudo relacionado à Experiência do Usuário e ao design da IU, cujo acrônimo é Interface do Usuário para design gráfico.

A principal tarefa do designer UX é melhorar e otimizar a Experiência do Usuário (a partir dos testes realizados e da jornada do usuário). 

Concretamente, o design UX aplicado a um site consiste em torná-lo mais credível através da sua utilização tranquilizadora, tornando-o compatível, quer utilizável por todos os utilizadores e qualquer que seja o seu meio (smartphone, tablet, ecrãs grandes, etc.).

O UX designer tem um processo de pesquisa constante sobre os sentimentos dos usuários de um aplicativo. Por exemplo, ele pode ter que fazer entrevistas para entender as necessidades e hábitos dos usuários por meio de questionários.

Designer de interface do usuário

O designer de IU, por sua vez, cuida do processamento gráfico do  wireframe e aplica um regulamento. Ele intervém quando o modelo é produzido com as recomendações da Experiência do Usuário colocadas pelo designer UX no modelo.

É, portanto, responsável por criar uma interface agradável e útil para os usuários. Mais focado em gráficos e criação, ele projeta e posiciona os elementos gráficos e o conteúdo de texto de uma interface web, por exemplo.

Published by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *